O QUE É UM ESQUENTADOR?

Um esquentador a gás denomina-se dispositivo esquentador termodinâmico, em que o último utiliza a energia para elevar a temperatura da água (potável) destinada ao consumo humano. É usado para fins sanitários (chuveiros) e outros usos de limpeza (lavar roupa, lava-louças, entre outros).

No âmbito doméstico a fontes de energia mais utilizadas pelos esquentadores são o gás e a electricidade.

TIPOS DE ESQUENTADOR DE ÁGUA

  • ESQUENTADOR DE PONTO

Pequena unidade instalada a uma curta distância de onde é necessária água quente. É alimentado por eletricidade, são ativados automaticamente por fluxo ou manualmente através de um interruptor. O consumo energético deste tipo de equipamento é reduzido: variam de 1500 a 5000 Watts e têm capacidade reduzida de aquecimento.

  • ESQUENTADOR DE PASSADOR

Funciona através dum sensor de fluxo que é activado quando o fluxo de água é detectado e começa o aquecimento. Os esquentadores elétricos variam de 8.000 W (1,91 kcal / s) a 22.000 W (5,26 kcal / s).

  • MODELOS DE ESQUENTADORES A GÁS

Os modelos a gás acendem uma chama que aquece um permutador de calor, através do qual circula a água, podendo atingir 8 kcal/s. Estes modelos devem ser instalados em locais ventilados ou se instalados no interior, pois os gases devem ser expelidos através de um respiradouro para o exterior.

  • MODELOS DE ESQUENTADORES ELÉTRICOS

    Os modelos elétricos são equipados com elementos de aquecimento de imersão. Alguns modelos mais avançados estão equipados com controlos eletrónicos de temperatura e fluxo, a fim de selecionar a temperatura desejada. Podem ser instalados em ambientes fechados e não necessitam de ventilação.

    CAPACIDADE\ DESEMPENHO DOS ESQUENTADORES

    Hoje em dia encontramos diversos tamanhos de esquentadores, portanto, encontrar o tamanho perfeito de esquentador para a nossa casa é fácil, e com o passar dos anos houve ampliação da variedade disponível de tamanhos para atender a maioria das pessoas.

    O mais veterano no sector é o esquentador de 5 litros, é o mais conhecido pela sua antiguidade. Atualmente os esquentadores instalados têm mais caudal como pode ser visto abaixo.

    Encontramos os esquentadores que se seguem na tabela apresentada:

tabela-rendimento-e-esquema-esquentador

CategoryDicas

© 2016 POLITÉC ASSISTÊNCIA CALDEIRAS E ESQUENTADORES
DE WARMINGFIX LDA.
NIPC: 513246347
POLITICAS PRIVACIDADE

warmingfix-logo

RUA DA BOAVISTA 355
4050-107 PORTO
TELF: 220925926